O que é o ROAS (significado)

É claro que queres que a tua campanha publicitária seja o mais eficaz possível. As ROAS é um dos métodos através dos quais isto é possível. Tem curiosidade em saber o significado de ROAS e como funciona? Aqui discuto este conceito em pormenor.

O que é o ROAS?

O ROAS é um método para determinar a eficácia de uma campanha. ROAS significa Return On Advertising Spend. Este método torna mais fácil para uma empresa determinar qual a abordagem eficaz e como esta afecta a sua estratégia de marketing em linha.

Assim, com o ROAS, indicas quanto ganhaste por cada euro de investimento nos anúncios.

Alturas do ROAS e se este é saudável?

O retorno do investimento em publicidade (ROAS) é uma métrica de marketing utilizada para medir a eficácia de uma campanha de publicidade em linha. O ROAS ajuda as empresas em linha a identificar os métodos que são eficazes e a forma de os melhorar.

No entanto, é importante notar que o que é considerado um “bom” ROAS pode variar muito, dependendo da indústria, do tipo de negócio, do objetivo da campanha, do tipo de produto ou serviço e de outros factores. Segue-se uma classificação geral que pode ajudá-lo a avaliar o desempenho do seu ROAS. (1)

ROASDescrição
1:1 ou menosBaixo – ganha menos ou igual ao que gasta em anúncios. Isto significa que a sua campanha publicitária não é rentável e que pode ser melhorada.
2:1 a 5:1Média – este é frequentemente visto como um ponto de equilíbrio para muitas empresas, especialmente em sectores de custo elevado e/ou altamente competitivos. Embora mostre que ganha mais do que gasta, deve continuar a esforçar-se por melhorar.
5:1 e superiorElevado – este é geralmente considerado um excelente ROAS. Significa que ganha muito mais do que gasta em anúncios, o que indica uma campanha publicitária muito eficaz.
Diferentes rácios para o ROAS. O que é um bom ROAS?

Note-se que estes valores são apenas orientações gerais. Dependendo das margens e dos custos operacionais da sua empresa, um “bom” ROAS pode ser diferente para si.

Eis como calcular o ROAS

O ROAS fornece um rácio entre a receita e o custo de uma campanha de marketing na Internet. Com o ROAS, calcula-se a quantidade de dinheiro dos anúncios que gera receitas para a empresa. Quanto mais elevado for o ROAS, melhor. O ROAS é calculado da seguinte forma:

ROAS = (Valor total da conversão – Custo total do anúncio)/ Custo total do anúncio

Digamos que, com 30 encomendas através da loja virtual, a receita (o valor de conversão) totaliza 2000 euros. Investiu 100 euros numa campanha do Google Ads. Em seguida, calcula-se o ROAS da seguinte forma:

ROAS = (2000 – 100)/100 = 19 EUROS

Assim, cada euro investido nas suas campanhas rende 19 euros. Se o ROAS for inferior a 1, então está a gastar mais em anúncios do que aquilo que eles lhe trazem.(2)

O impacto do ROAS na SEO

O ROAS ajuda a configurar as suas campanhas de uma forma rentável. Isto significa que a sua campanha tem de estar em ordem e, além disso, o seu sítio Web tem de estar a funcionar bem. Um bom ROAS tem certamente impacto na SEO do seu sítio Web, mas vice-versa, uma boa SEO é também indispensável para uma campanha publicitária bem sucedida.

O que é um bom ROAS para uma campanha de SEO

Determinar um bom ROAS para uma campanha de SEO é um pouco mais complicado do que para outras campanhas. Algumas características de uma campanha de SEO são as seguintes:

  1. O crescimento é mais difícil de prever.
  2. Muitas vezes, o crescimento não é linear com a SEO.
  3. Não se perdem as posições existentes no dia em que se deixa de investir em SEO.
  4. A SEO aumenta o valor intrínseco de uma empresa (rendimento passivo).
  5. Não se pode medir apenas as vendas directas. Nesses cálculos, utilizo sempre o valor do tempo de vida de um cliente médio (de SEO).

Suponhamos que, enquanto organização, embarca numa trajetória de 2.000 euros por mês e o faz durante 24 meses. Só poderás ultrapassar esses 2.000 euros com receitas provenientes do tráfego orgânico ao fim de 6-8 meses.

O TVT de tal trajetória será então de cerca de 12 meses se o crescimento continuar, mas o impacto real que teve é muito maior, uma vez que as posições existentes que alcançou permanecem frequentemente (se o fizer corretamente).

O importante nestes cálculos é certificar-se de que todos os dados do Google Analytics estão correctos.

E qual é um bom ROAS para uma campanha SEA?

Calcular um bom ROAS para uma campanha SEA é um pouco mais fácil do que calcular um bom ROAS para uma campanha SEO. Para obter um bom ROAS para uma campanha SEA, utilizo o seguinte.

  1. O que é efetivamente o lucro por produto (e não o volume de negócios, o volume de negócios é bom, mas não é um reflexo do resultado final).
  2. Qual é o seu CPA (custo por aquisição) exato?
  3. Quando deixa de pagar ao Google, também perde as suas posições. Aqui não é possível incluir valor intrínseco adicional como na SEO.
  4. Os clientes existentes que obtém proporcionam um valor médio de vida útil mais elevado do que apenas a compra inicial.

Com uma campanha SEA, a organização pode prever melhor o que entra e o que sai. Neste caso, é frequente a teoria de que as despesas de marketing por novo cliente devem ser cerca de 1/3 do valor do tempo de vida (lucro). Por isso, se quiseres enquadrar um ROAS de forma um pouco mais “agressiva”, é possível ir acima deste valor.

Isto assegurará o crescimento/aceleração na obtenção de clientes. Se, enquanto organização, estiver abaixo deste valor, isso provocará um abrandamento do crescimento (nessa altura, poderia teoricamente ser mais rápido ou aumentar o custo por aquisição).

O meu conselho

Existem várias formas de otimizar o comércio eletrónico do seu sítio Web e o ROAS é uma delas. Embora o ROAS não seja totalmente importante, é certamente inteligente analisá-lo. Recomendamos a utilização do ROAS como ponto de partida para a sua campanha. Isto permite-lhe gerar lucros diretamente, obter clareza rapidamente e ter a capacidade de otimizar as conversões. O ROAS calcula os custos e as receitas de uma campanha como parte da sua estratégia em linha.

Fontes

  1. Criar uma campanha de desempenho máximo. (s.d.). Google para programadores. https://developers.google.com/google-ads/api/performance-max/create-campaign
  2. Elem, O., & Loo, W. B. (2024, 18 de janeiro). Calculadora ROAS. https://www.omnicalculator.com/finance/roas

Perguntas mais frequentes

O que é o ROAS?

O ROAS, Return On Advertising Spend, é um método específico que permite medir a eficácia de uma campanha de marketing. Utilizando o método ROAS, é possível determinar facilmente quais as actividades de marketing que têm impacto e como afectam a estratégia de marketing.

Qual é o impacto do ROAS na SEO?

O método ROAS ajuda-o a criar campanhas de marketing eficazes. Para isso, é necessário ter um sítio Web optimizado. Por isso, podemos dizer que o ROAS tem algum impacto na SEO.

Senior SEO-specialist

Ralf van Veen

Senior SEO-specialist
Five stars
Obtenho um 5.0 no Google em 78 revisões

Há 12 anos que trabalho como especialista independente em SEO para empresas (nos Países Baixos e no estrangeiro) que pretendem obter uma classificação mais elevada no Google de uma forma sustentável. Durante este período, prestei consultoria a marcas de renome, criei campanhas internacionais de SEO em grande escala e orientei equipas de desenvolvimento globais sobre otimização de motores de busca.

Com esta vasta experiência em SEO, desenvolvi o curso de SEO e ajudei centenas de empresas a melhorar a sua capacidade de serem encontradas no Google de uma forma sustentável e transparente. Para isso, pode consultar o meu portefólio, referências e colaborações.

Este artigo foi originalmente publicado em 8 Abril 2024. A última atualização deste artigo foi em 13 Junho 2024. O conteúdo desta página foi escrito e aprovado por Ralf van Veen. Saiba mais sobre a criação dos meus artigos nas minhas directrizes editoriais.